top of page
  • Swami

Microsoft 365 CoPilot

Programas como o Bing Chatbot e o ChatGPT são ferramentas poderosas e versáteis que nos ajudam a resolver problemas, aprender novas habilidades e se comunicar melhor. Com eles, podemos obter respostas rápidas e precisas para nossas dúvidas, receber sugestões criativas e personalizadas para nossos projetos e interagir com um assistente inteligente e amigável. Eles também tornam nosso trabalho mais produtivo, eficiente e divertido. Com isto, é incontestável o fato de que existe uma tendência de a inteligência artificial (I.A) estar cada vez mais inserida em nossas vidas pessoais e profissionais.


Seguindo esta tendência, o próximo passo para aumentar a integração da I.A com o cotidiano profissional de um funcionário é a implantação de soluções de I.A dentro dos principais aplicativos que ele utiliza para executar as suas tarefas.


Neste contexto, os desenvolvedores de software atualmente podem utilizar dentro de ambientes de desenvolvimento integrado um programador baseado em inteligência artificial chamado Github Copilot, que oferece sugestões de códigos enquanto codificam. Esta solução, embora facilite bastante a produção de algoritmos de programação no dia a dia, tem uma aplicação restrita aos profissionais da T.I. Mas, naturalmente, o próximo passo será aplicar esta ideia de soluções de I.A embutidas em softwares nos produtos tecnológicos de alta relevância que são utilizados de forma simultânea por vários profissionais das mais diferentes áreas.


Sempre atentas as tendências no mercado de tecnologia, a Microsoft anunciou recentemente o Microsoft 365 CoPilot, uma ferramenta integrada nos aplicativos do Microsoft 365 que combina algoritmos de IA do tipo Large Laguage Model (LLM) com os seus dados de forma a alavancar exponencialmente a sua produtividade no trabalho.


Quem usa o Microsoft Word há muito tempo deve se recordar do famoso Clippy — o icônico clipe de papel animado que aparecia ao lado dos documentos e que fornecia ajuda quando preciso. O CoPilot tem uma função parecida, mas muito mais sofisticada e sem a limitação de existir somente no Microsoft Word. Ele fará diferentes tipos de tarefas, de acordo com o produto do Microsoft 365 escolhido.


Confira a seguir alguns exemplos sobre como o CoPilot pode atuar junto com você, integrado aos aplicativos do Microsoft 365 que você usa todos os dias—Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams e mais—para acelerar a execução de certos tipos de trabalhos, permitindo que você direcione a sua atenção e foco em outros tipos de trabalhos mais importantes.


COPILOT PARA WORD

No Word, o CoPilot será seu parceiro para criar, revisar, sintetizar e produzir textos. Você só precisará dar uma dica, e o CoPilot no Word irá elaborar um esboço inicial para você, incorporando dados de toda a sua organização quando necessário. O CoPilot poderá complementar documentos já existentes, condensar textos e reformular partes ou todo o documento para deixá-lo mais conciso. Você também poderá escolher entre tons sugeridos - de formal a entusiasmado, e de informal a grato - para acertar na comunicação. Além disso, o CoPilot poderá auxiliá-lo a aprimorar sua escrita com recomendações que reforçam seus argumentos ou amenizam contradições. No futuro próximo, você poderá experimentar vários comandos, como os três citados abaixo:


-Elabore um projeto de duas páginas usando os dados de [um documento] e [uma planilha].

-Resuma o terceiro parágrafo. Deixe o documento mais informal.

-Faça um esboço de uma página a partir deste rascunho.


Exemplo do CoPilot em ação no Microsoft Word. Neste exemplo, o CoPilot está criando um rascunho a partir de um arquivo do Onenote e um outro documento Word. (Imagem: Reprodução/Microsoft)


COPILOT PARA EXCEL

No Excel, o CoPilot será o seu parceiro para auxiliá-lo a analisar e explorar seus dados. Faça consultas ao CoPilot sobre seu conjunto de dados em linguagem natural, sem precisar de fórmulas. Ele mostrará correlações, criará cenários hipotéticos e indicará novas fórmulas baseadas em suas perguntas, gerando modelos a partir de suas perguntas que o permitirão explorar seus dados sem alterá-los. Reconheça tendências, faça visualizações impactantes ou solicite sugestões para obter resultados diferentes. No futuro próximo, você poderá experimentar vários comandos, como os três citados abaixo:


-Explique as vendas por categoria e canal de vendas. Adicione uma tabela.

-Simule o efeito de [uma alteração de variável] e crie um gráfico para facilitar a visualização.

-Crie um modelo de como uma mudança na taxa de crescimento de [variável] influenciaria minha margem bruta.


Exemplo do CoPilot em ação no Microsoft Excel. Neste exemplo, o CoPilot está analisando os dados de uma planilha e retornando um resumo com três tendências-chave. (Imagem: Reprodução/Microsoft)


COPILOT PARA POWERPOINT

No PowerPoint, o CoPilot será seu aliado para criar apresentações incríveis. Como seu assistente de narrativa, o CoPilot poderá converter documentos escritos existentes em slides completos com notas e fontes do apresentador ou começar uma nova apresentação a partir de um simples comando ou rascunho. Resuma apresentações longas com um só clique e use comandos de linguagem natural para alterar layouts, reformatar texto e sincronizar animações perfeitamente. No futuro próximo, você poderá experimentar vários comandos, como os três citados abaixo:


-Faça uma apresentação de cinco slides a partir de um documento do Word e adicione fotos relevantes.

-Resuma esta apresentação em um esboço de três slides.

-Divida esses três marcadores em três colunas, cada uma com uma imagem.


Exemplo do CoPilot em ação no Microsoft Powerpoint. Neste exemplo, o CoPilot está criando uma apresentação pronta a partir dos dados de um documento Word.(Imagem: Reprodução/Microsoft)


COPILOT PARA OUTLOOK

No Outlook, o CoPilot será o seu aliado em sua caixa de entrada e mensagens para que você economize tempo na organização de e-mails e se concentre na comunicação - melhor, mais rápido e com mais facilidade. Condense e-mails longos e complexos com várias pessoas para compreender não só o que foi dito, mas as diferentes perspectivas de cada pessoa e as questões pendentes que ainda precisam ser resolvidas. Responda a um e-mail existente com um comando simples ou transforme anotações rápidas em mensagens claras e profissionais, aproveitando outros e-mails ou conteúdo ao qual você já tem acesso no Microsoft 365. Use opções para mudar o tom ou o tamanho da sua mensagem. No futuro próximo, você poderá experimentar vários comandos, como os três citados abaixo:


-Resuma os e-mails que eu não vi enquanto estive fora na semana passada. Marque os itens importantes.

-Escreva uma resposta agradecendo-os e pedindo mais informações sobre os pontos segundo e terceiro; encurte este rascunho e deixe o tom profissional.

-Convide todos para um “almoço e aprendizado” sobre os novos lançamentos de produtos na próxima quinta-feira ao meio-dia. Mencione que o almoço está incluído.


Exemplo do CoPilot em ação no Microsoft Outlook. Neste exemplo, o CoPilot está gerando o texto de uma solicitação em cima da hora para que Lily assuma a apresentação de um evento. (Imagem: Reprodução/Microsoft)


COPILOT PARA TEAMS

CoPilot no Teams facilitará ainda mais o trabalho em equipe. CoPilot ajudará você a conduzir reuniões mais eficazes, se atualizar sobre conversas, organizar os pontos-chave de uma discussão, e resumir as ações principais para que todo o grupo saiba o que fazer em seguida. No seu chat, CoPilot obterá respostas para perguntas específicas ou o colocará a par de qualquer coisa que você tenha perdido, tudo sem interromper o fluxo da discussão. Ao adicionar CoPilot às suas reuniões e conversas, você também terá uma ferramenta poderosa para ajudar com tarefas comuns, como criar agendas de reuniões baseadas no histórico do chat, identificar as pessoas certas para acompanhamentos e agendar o próximo check-in. No futuro próximo, você poderá experimentar vários comandos, como os três citados abaixo:


-Resuma o que eu perdi na reunião. Quais pontos foram abordados até agora? Onde discordamos sobre este assunto?

-Faça uma tabela de prós e contras para [tópico em discussão]. O que mais devemos levar em conta antes de tomar uma decisão?

-Quais decisões foram tomadas e quais são alguns passos sugeridos para o próximo trabalho?

Exemplo do CoPilot em ação no Microsoft Teams. Neste exemplo, o CoPilot está gerando os tópicos-chave tratados até o momento na reunião, e respondendo como os participantes estão se sentindo em relação a um certo tópico. (Imagem: Reprodução/Microsoft)


BUSINESS CHAT

Business Chat é uma experiência totalmente nova que funcionará em todos os seus dados e aplicativos, permitindo que você faça coisas que nunca pôde fazer antes. Business Chat trabalhará com você, usando o poder do Microsoft Graph para reunir dados de todos os seus documentos, apresentações, e-mail, calendário, anotações e contatos. Junte informações de várias fontes para manter todos na equipe na mesma página e avançando juntos. Gaste menos tempo focado nas ferramentas e mais tempo focado no trabalho mais importante. Hoje, alguns clientes experimentando o CoPilot em modo preview poderão acessar o Business Chat no Microsoft Teams. Mas, quando ele for liberado para todos os usuários, você poderá experimentar vários comandos, como os três citados abaixo:


-Resuma as conversas, e-mails e documentos sobre a escalada do [cliente] que ocorreu ontem à noite.

-Qual é o próximo marco no [projeto]. Houve algum risco identificado? Ajude-me a elaborar uma lista de algumas possíveis medidas de mitigação.

-Escreva um novo resumo de planejamento no estilo de [nome do arquivo A] que contenha o cronograma de planejamento de [nome do arquivo B] e incorpore a lista de projetos no e-mail de [pessoa].


Exemplo do CoPilot em ação como um Business Chat. Neste exemplo, o CoPilot está fornecendo para o usuário um resumo de tudo o que aconteceu ontem na empresa Fabrikam. (Imagem: Reprodução/Microsoft)


EXTENSÕES PARA MICROSOFT VIVA

CoPilot no Viva Engage, um dos muitos lugares onde o CoPilot se integrará com o Microsoft Viva, fornecerá aos líderes frases para iniciar conversas perspicazes baseados em sentimentos e tópicos em alta nas comunidades e conversas do ambiente de trabalho. CoPilot também oferecerá aos líderes sugestões enquanto eles elaboram posts mais personalizados, com opções para adicionar imagens e ajudar a ajustar o tom para enriquecer as conversas.


CoPilot também tornará a experiência de Respostas no Microsoft Viva Engage rápida e eficiente. CoPilot irá oferecer sugestões de perguntas para melhorar a qualidade da questão formulada. À medida que os membros da equipe interagem, CoPilot poderá sugerir respostas que mantenham o diálogo fluindo, incluindo trazer conhecimentos e especialistas relacionados.


Exemplo do CoPilot em ação no Viva Engage. Neste exemplo, o CoPilot analisou o rascunho de um post, e gerou respostas para eventuais perguntas que os leitores possam fazer ao ler o post. (Imagem: Reprodução/Microsoft)


CONCLUSÕES E PRÓXIMOS PASSOS PARA ADOÇÃO DO COPILOT

O CoPilot evidencia como o ChatGPT e tecnologias parecidas devem ser aplicadas no futuro — como recursos de produtividade e assistentes virtuais eficientes, ao invés de meros chatbots independentes. Isso provavelmente vai alterar o modo como a sociedade atual utiliza, trabalha e concebe ferramentas de inteligência artificial.


A Microsoft está testando o Microsoft 365 CoPilot com 20 clientes, incluindo 8 de empresas da Fortune 500. Nos próximos meses, eles irão ampliar essas prévias para mais clientes e trazer mais informações sobre novos controles para os administradores de TI, para que eles possam se planejar com segurança para habilitar o CoPilot em suas organizações. A Microsoft irá trazer mais detalhes e preços nos próximos meses.


Se esse post te ajudou a entender um pouco mais sobre o Microsoft CoPilot, deixe seu like e seu comentário, e se inscreva em nosso blog para receber em primeira mão as melhores novidades do mundo Microsoft.


Sinta-se à vontade para entrar em contato com a Concierge pelo e-mail comercial@conciergetecnologia.com.br. Será um prazer atendê-lo!

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page