top of page

[Microsoft Planner] Facilite o Gerenciamento de suas Tarefas e as de sua Equipe

Atualizado: 12 de set. de 2018

A pouco tempo atrás escrevi sobre o Microsoft To-Do que facilita nosso dia a dia, nos ajudando a gerenciar pequenas tarefas. Porém, ele é bem limitado quando o assunto é a gestão de tarefas de projetos ou que envolvam uma ou mais equipes.


Hoje venho falar sobre outro aplicativo muito interessante e que utilizamos vastamente aqui na Concierge Tecnologia, o Microsoft Planner. Ele pode ser utilizado para gerenciar tarefas em qualquer escala, de pequenos a grandes projetos.


O Planner possui um interface intuitiva e muito fácil de usar, além de possuir integração com outros serviços do Office 365 como Outlook, SharePoint, Teams. Ele segue a metodologia Kanban.

O Microsoft Planner está disponível nas versões E1, E3 e E5, Education, Business Essentials e Business Premium do Office 365.


Vou detalhar agora algumas das funcionalidades do Planner, porém, antes de tudo gostaria de comentar algo bem importante. Ao criarmos um grupo do Office 365 uma estrutura é gerado dentro do nosso ambiente:

  • Team Site SharePoint;

  • E-mail para comunicação do grupo é gerado;

  • Uma nova equipe no Teams fica disponível e pronta para ser conectada ao hub;

  • Um novo Plan no Planner é gerado.

Da mesma forma quando criamos uma novo Plano no Planner essa estrutura também é criada, pois, ao criar o plano, um grupo do O365 é provisionado também.


Veja a demonstração da estrutura criada dentro do O365 ao se provisionar um novo grupo no vídeo abaixo.

Pois bem, agora vamos explorar algumas das funcionalidades do Planner. Vou seguir o seguinte roteiro:

  • Criando novo plano

  • Criando uma novo tarefa ou card

  • Opções dentro de um card

  • Funcionalidades e navegação do painel do Planner (Hub, Minhas Tarefas, Favoritos, Bucket e demais configurações)

  • Integrações com SharePoint, Outlook e Teams

  • Versão mobile


  • Criando um novo plano

Vamos iniciar criando um novo plano. Você pode fazer isso de mais de uma maneira:

Vou nomear o plano como Financeiro, e por se tratar de um grupo desse tipo, vou ajustar sua privacidade para Particular, pois, grupos públicos podem ser acessados por todos os usuários do nosso ambiente.

Pronto, nosso plano está disponível para trabalharmos nele.

  • Criando uma nova tarefa


Vamos criar um card chamado "Pagar Tributos". Vou definir uma data para conclusão e atribuir ele ao João Silva, que no caso é o próprio usuário que estou usando.

  • Opções dentro de um card

Após o card ser criado, você pode clicar sobre ele para editá-lo. Então, você verá diversas opções avançadas. Vejamos algumas opções:

  • É possível incluir mais de um usuário por tarefa;

  • Podemo rotular as tarefas por cor e vincular aos rótulos nomes personalizados;

  • Podemos incluir uma lista de sub-tarefas a fim de controlar quais micro atividades estão envolvidas na tarefa.

Podemos alterar o bucket (falaremos de buckets adiante) que esse card faz parte


Vou aproveitar para citar aqui uma opção bem legal que permite que possamos criar uma tarefa a partir de outra existente, simplesmente abrindo-a e clicando em Copiar Tarefa.



  • Funcionalidades e navegação do painel do Planner


  • Hub do Planner

O painel do Planner contém alguns menus bem legais e importantes. O primeiro que irei falar é sobre o Hub do Planner. Nele vemos os planos que estamos trabalhando recentemente e podemos acessar todos os planos públicos ou que fazemos parte. Vou mostrar um snapshoot de um ambiente demo que possui inúmeros planos criados e que é possível ver com mais riqueza essa parte de navegação e funcionalidades.


Perceba que é possível favoritar planos e personalizar o seu hub.

  • Minhas Tarefas

A página Minhas Tarefas contém seus cards agrupados por status. Aqui a perspectiva de Kanban fica mais clara.



Você poderá concluir a tarefa simplesmente clicando no ícone no canto superior direito do card.


  • Favoritos

Quando acessamos o hub e favoritamos um plano esse irá aparecer na guia Favoritos, assim como, no Hub do Planner serão exibidos gráficos e estatísticas dos planos favoritos, possibilitando ver a quantidade de tarefas em cada status.



Favoritar planos nos auxilia ao acesso rápido do que mais utilizamos no dia a dia.

  • Bucket

Bucket é uma maneira interessante de agruparmos tarefas de um plano. Podemos criar inúmeros buckets atribuindo a eles nomes intuitivos que ajudem nossa equipe a classificar cada tipo de tarefa. Além disso, podemos aplicar filtros a buckets (veremos isso adiante)


  • Disposição dos cards (Quadro, Gráfico e Agenda)

Quando abrimos um plano, os cards presentes no mesmo são exibidos por padrão utilizando o layout Quadro.


Todavia, podemos vê-los de outras maneiras, como no modo Gráfico ou Agenda.



  • Filtros

Podemos acessar plano e filtrar facilmente as tarefas que nós ou que determinados usuários estão envolvidos. Basta clicar no ícone do usuário que desejamos aplicar o filtro.


Além disso, existe na opção Filtro, localizada no canto superior direito, contendo opções de filtros avançados. Podemos filtrar tarefas por Prazo, Rótulo, Atribuição, Bucket e palavra chave. Também é possível incluir múltiplos filtros. Isso ajuda muito quando temos inúmeros cards em um plano.


Ao lado da opção Filtro também existe a opção de agrupamento de cards, onde podemos agrupá-los por Rótulo, Progresso, Atribuição, etc.


  • Menu de Configurações

Existem diversas opções no menu localizado ao lado dos modos de visualizações dos cards. Vamos fazer um overview das opções presentes nele utilizando a legenda da imagem.


1- Conversa: ao clicar nesse link o Outlook será aberto com destaque no grupo vinculado ao plano em questão.

2- Membros: ao clicar, o Outlook será aberto e serão exibidos os ícones do participantes do grupo vinculado ao plano em questão.

3- Arquivos: ao clicar, a página do site de equipe do SharePoint será aberta. Esse site está vinculado ao grupo do Office 365 cujo plano em questão é parte integrante. Especificamente será aberta a biblioteca de documentos, pois, é nela que ficam os arquivos que anexamos as tarefas do plano em questão.

4- Bloco de Anotações: ao clicar, o bloco do OneNote vinculado ao grupo em questão será aberto. Esse bloco de anotações está presente também no site de equipe do SharePoint.

5- Sites: ao clicar, a página do site de equipe no SharePoint será aberta.

6- Remover dos favoritos: ao clicar você removerá o plano em questão do seu painel de favoritos.

7- Copiar link para o plano: com isso você poderá enviar a alguém o link para a página do plano, caso necessário.

8- Adicionar plano ao calendário do Outlook: essa opção só está disponível para proprietários do plano. Ao realizar essa ação, o calendário de tarefas do plano em questão será exibido na área de calendários do Outlook dos membros do grupo.




Conforme clicarmos nas datas do calendário, as tarefas da equipe serão exibidas ao lado direito. Ao clicarmos em uma tarefa poderemos, através de um link, acessá-la no Planner. Não é possível concluirmos tarefas ou alterarmos seu status a partir do Outlook.


10- Configurações do Plano: ao clicar, a página abaixo será aberta, possibilitando excluir o grupo, editá-lo, e configurar as notificações enviadas aos membros.



  • Integrações (SharePoint, Outlook, Teams)

Como visto em alguns exemplos acima, cada plano do Planner está atrelado a um grupo do Office 365 e, por isso, existe uma estrutura vinculada a cada plano. Mais especificamente vinculada a cada grupo, porém, para esse post utilizei os termos de forma a remeter aos planos do Planner.

Existe uma comunicação continua entre os aplicativos do O365, como por exemplo, conforme demonstrado acima, os arquivos anexos as tarefas do Planner são armazenados na biblioteca de documentos do SharePoint. As conversações entre o grupo são gerenciadas pelo Outlook.

Sendo assim, existem inúmeras funcionalidades que favorecem a integração entre os serviços e plataformas dentro do Office 365.

Agora, vou mostrar alguns exemplos de utilização de interfaces de integração do Planner com SharePoint e Teams.

No SharePoint podemos anexar planos a páginas.



No Teams podemos incluir planos a nossas abas dos canais.





No Outlook já demonstramos acima um exemplo onde podemos incluir as tarefas dos planos aos calendários.

Esses são alguns exemplos das possibilidades de integrarmos o Planner ao resto do Office 365 e facilitar o trabalho de nossas equipes.

  • Versão mobile

Existe também a versão mobile do Planner que é uma mão na roda, facilitando nosso gerenciamento de tarefas onde estivermos.




Espero que esse post tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre o Microsoft Planner.

Se tiver alguma dúvida, fique a vontade para deixarmos seus comentários ou entrar em contato conosco através dos nossos canais.

2.830 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page