top of page
  • kauans3

[Microsoft Teams] Eventos Ao Vivo

Atualizado: 18 de ago. de 2022

A função Eventos Ao Vivo do Microsoft Teams oferece opções que facilitam ainda mais o cenário da comunicação à distância, seja dentro da sua organização ou até mesmo fora dela, tendo como foco a transmissão de informações ao vivo para um número alto de participantes, possibilitando audiências de até 20 mil pessoas. Neste post você aprenderá a:

  • Organizar seu Evento Ao Vivo a partir do seu calendário;

  • Convidar apresentadores e produtores, e também seu público;

  • Exercer o papel de Produtor, controlando o conteúdo a ser apresentado;

  • Gerenciar a funcionalidade de Perguntas e Respostas;

  • Obter dados posteriores ao evento.

É importante ressaltar que para realizar Eventos Ao Vivo é necessário possuir uma licença Microsoft ou Office 365 Enterprise E1, E3 ou E5 ou uma licença do Office 365 para Educação A3 ou A5. Esses eventos também só podem ser produzidos e apresentados através do Teams instalado em seu computador, não estando disponíveis no Teams pelo browser (exceto para participantes com link de acesso).


1 – Acesse o seu Calendário na barra à esquerda.















2 – Ao abrir seu calendário, clique no ícone ao lado de + Nova reunião, isso abrirá um menu suspenso com as opções Agendar reunião e Evento ao vivo, clique na última.


3 – Na janela que se abrirá, você terá algumas opções como Título, Local, Início e Encerramento, Fuso Horário e Detalhes. Do lado direito você pode convidar membros de sua organização para serem apresentadores ou produtores. Ao organizar um evento você já é designado como Produtor. Clique em Avançar quando tudo estiver definido.














4 – Na janela seguinte você verá três opções para filtrar os participantes do seu evento em Pessoas e Grupos, Toda a Organização, ou Público. Caso a primeira opção seja selecionada, como na imagem, pesquise nomes de pessoas e grupos na caixa de pesquisa à direita.














5 – Ainda nesta janela, role para baixo, e defina algumas opções de produção de seu evento, como disponibilizar a gravação aos participantes, adquirir relatórios para consulta posterior, e também a possibilidade de interação do público com Perguntas e Respostas. Por fim, clique em Agendar.














6 – Na janela que se abrirá automaticamente (que também pode ser acessada ao clicar no evento em seu calendário), clique em Obter link de participante para copiar esse link e disseminá-lo para o público de seu evento. Observe à direita os Produtores e Apresentadores e, se necessário, é possível Editar seu evento, mudando título, horário e outras informações definidas anteriormente. Se tudo estiver correto, clique em Ingressar.












7 – Esta é a tela de Produtor do Evento Ao Vivo. À esquerda temos a Fila, ela serve para preparar o conteúdo a ser exibido a seguir (o conteúdo pode ser exibido em tela inteira ou acompanhado pela imagem de uma webcam à direita da tela), esse conteúdo deve vir de um compartilhamento de tela feito pelo produtor ou pelos apresentadores do evento, através botão Compartilhar (Parar de Compartilhar).

Note que o evento ainda não foi iniciado, ele está em fase de preparação. Quando o conteúdo da fila estiver pronto, clique em Enviar Ao Vivo e em seguida em Iniciar para começar a transmissão do seu Evento.


8 – Na tela do produtor, no canto superior direito, temos alguns ícones importantes, como o de Perguntas e Respostas (caso esse recurso tenha sido ativado anteriormente), onde é possível responder perguntas feitas pelo público, ignorá-las ou publicá-las, e também fazer comunicados por texto para todos. O Chat de Reunião serve para que produtores e apresentadores conversem por texto de forma privada. Já o ícone Pessoas serve para ver quem faz parte do grupo que está conduzindo o evento e também para convidar outros usuários para participarem deste grupo, sendo realizada uma chamada pelo Teams, que quando atendida os adiciona ao Evento.


9 – Após clicar em Iniciar para começar a transmitir o evento, note que a gravação do mesmo será iniciada automaticamente. Enquanto a transmissão ocorre, o produtor pode gerenciar a Fila com os conteúdos compartilhados por si mesmo ou pelos apresentadores e enviar esse conteúdo ao vivo, assim como na fase preparatória. Quando o evento estiver pronto para ser terminado, clique em Encerrar.


10 – Para gerenciar o pós-evento, retorne ao seu Calendário e clique no Evento que acabou de realizar. Veja que novas opções estão disponíveis, como o download dos relatórios de Perguntas e Respostas e de Envolvimento dos participantes (ambos são planilhas do Excel) e a possibilidade de desabilitar a gravação do evento para participantes que acessem o link após o término do mesmo. A gravação para produtores e apresentadores também ficará disponível aqui após alguns minutos.













Se esse post te ajudou a realizar seu próprio Evento Ao Vivo do Teams, deixe seu comentário e se inscreva em nosso blog para receber em primeira mão as melhores novidades do mundo Microsoft.


Acesse também nossa área de treinamentos online e continue a se capacitar com a ajuda de nossos instrutores especialistas.

196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page