top of page
  • kauans3

[Microsoft Teams] Salas para Sessão de Grupo (Breakout Rooms)

Atualizado: 29 de jul. de 2021

Dentro do Microsoft Teams, a funcionalidade das Salas para Sessão de Grupo torna possível ramificar uma reunião principal em outras reuniões menores. Para exemplificar, digamos que existam 10 pessoas em uma reunião, e o organizador dessa reunião deseja separar os participantes em grupos, para que façam um brainstorming de ideias ou para que respondam a um questionário. Essa ação pode ser feita utilizando a funcionalidade em questão, que permite a criação de salas dentro da reunião, a atribuição de determinado número de participantes a estas salas, e o posterior retorno de todos à reunião principal. Nesse post você aprenderá a:

  • Acessar a funcionalidade e criar as Salas;

  • Recriar, adicionar, renomear e deletar salas, bem como reatribuir participantes;

  • Aplicar configurações de sala;

  • Iniciar as salas;

  • Juntar-se às salas como organizador;

  • Fazer um comunicado para todas as salas;

  • Fechar salas para que todos retornem à reunião principal;

  • Verificar registros de chat das salas após a reunião.


Acessar a funcionalidade e Criar Salas

Para acessar a funcionalidade das Salas para Sessão de Grupo, é necessário estar em uma reunião, e você deve ser o organizador da mesma para que a função fique habilitada.
















Ao clicar no ícone indicado acima, a janela de criação abaixo se abrirá, permitindo que você selecione o número de salas que serão criadas (até 50) e também se os participantes serão atribuídos às salas de forma automática ou se você fará isso manualmente.

















Atribuir Participantes

Para o cenário desse post, criamos duas salas com atribuição manual de participantes, e partindo disso, vejamos como é feita essa atribuição. Observe que existe um menu à direita da tela de reunião, clique sobre Atribuir Participantes e então você poderá selecionar os participantes clicando na caixinha ao lado de seu nome, em seguida basta clicar em Atribuir e então selecionar uma das salas disponíveis para atribuir o participante (ou os participantes) a ela. Lembrando que todos ainda permanecem na reunião principal até que as salas sejam abertas (note o ícone que diz FECHADO ao lado das mesmas).
















Também é possível reatribuir participantes para outras salas, basta clicar sobre o nome da sala onde o participante se encontra, selecionar o participante, clicar em atribuir e definir a nova sala onde deseja incluí-lo, ou se deseja apenas removê-lo da sala atual clicando em Não Atribuído.















Configurações de Sala

Neste menu também é possível Adicionar Salas caso seja necessário, basta clicar no botão indicado e uma nova sala será criada, como no exemplo abaixo.















Ao clicar no ícone ‘...’ é possível aplicar algumas configurações para cada sala, como Renomear ou Excluir. Aqui selecionamos a Sala 3 (Room 3), e perceba que há algumas opções indisponíveis: não é possível ingressar na sala ou fechá-la pois ela já está fechada, e também não é possível abri-la pois não há participantes atribuídos a ela.















Clicando no ícone ‘...’ ao lado de Salas para Sessão de Grupo, temos a opção Recriar Salas, que exclui todas as salas existentes e abre novamente a janela de criação de salas demonstrada no início do post, com as opções de número de salas e atribuição automática ou manual de participantes. Aqui temos também a opção Configurações das Salas, que nos fornece as opções de mover participantes para as salas automaticamente e também de permitir se os participantes poderão retornar à reunião principal por conta própria.













Iniciar Salas

Uma vez que as salas já estejam todas criadas, configuradas, e os participantes atribuídos, você pode clicar em Iniciar Salas. Note o indicador em verde ao lado de cada sala confirmando que estão abertas.













Quando as salas são abertas, isso permite que os participantes atribuídos a elas ingressem nas mesmas, separando-se da reunião principal. Veja no exemplo abaixo, que para a usuária Adele, atribuída à Sala 1 (Room 1), a opção Ingressar fica disponível no menu da reunião:
















Ingressar nas Salas como Organizador

No papel de Organizador da reunião, você possui livre acesso à todas as salas criadas, basta clicar no ícone ‘...’ ao lado da sala desejada, e então sobre a opção Ingressar na Sala. Dentro das salas você pode interagir com os participantes como se estivesse em uma reunião normal do Teams. Perceba também nesse menu que agora a opção Fechar Sala está disponível pois esta sala está aberta, mas a opção Excluir Sala encontra-se indisponível, pois somente salas fechadas podem ser excluídas.



















Comunicados

No papel de organizador, também é possível fazer um comunicado que será direcionado para todas as salas. Para isso, clique no ícone ‘... Indicado abaixo, e então em Fazer Um Comunicado.













Na janela que se abre a seguir, basta digitar seu comunicado e clicar em Enviar.

















Fechar Salas

Para fazer com que todos os participantes que tenham ingressado às salas retornem à reunião principal, basta clicar em Fechar Salas no menu que fica à direita. As salas também podem ser fechadas de forma individual, basta clicar no ícone ‘...’ da sala desejada e então sobre a opção Fechar Sala.













Registro de Chat

Terminada a reunião, é possível verificar os registros de mensagens de cada uma das salas, pois eles ficam disponíveis na aba Chat do Teams separadamente. Observe no exemplo abaixo os registros das Salas 1 e 2, bem como da reunião principal.


Estes são os principais elementos e funcionalidades que compõem as Salas Para Sessões De Grupo do Microsoft Teams, trazendo uma nova forma de realizar e organizar suas reuniões, melhorando a comunicação e permitindo novas abordagens em cenários onde é necessário aplicar dinâmicas de grupo.


Se esse post te ajudou a criar suas próprias Salas para Sessões de Grupo, deixe seu comentário e se inscreva em nosso blog para receber em primeira mão as melhores novidades do mundo Microsoft.


A Concierge possui técnicos especialistas na ferramenta Microsoft Teams, prestando serviços de consultoria, implantação, suporte técnico e de treinamentos. Para saber mais, entre em contato pelos números (41) 98419-2083 ou (41) 99650-4742, ou pelo e-mail comercial@conciergetecnologia.com.br. Será um prazer atendê-lo!

680 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page