top of page
  • Swami

Microsoft Viva Engage

Em várias empresas, a mudança do regime de trabalho presencial para um regime remoto ou híbrido trouxe preocupações a respeito das conexões sociais dos times distribuídos de colaboradores dentro da organização. De acordo com uma pesquisa da Microsoft, 68% dos gestores entrevistados atualmente classificam a manutenção destas conexões como um forte desafio, e mais de 51% dos funcionários que participaram dela responderam que os relacionamentos com outras pessoas que estavam fora dos seus grupos imediatos de trabalho foram enfraquecidos com esta mudança de regime. Mas, para que uma cultura de trabalho seja adotada de uma forma ampla e consistente em uma empresa, é necessário que todos os seus colaboradores estejam engajados socialmente entre si.


Por mais de 10 anos, várias empresas de pequeno, médio e grande porte utilizam o Yammer como uma ferramenta que permita interações sociais entre todos os seus membros. Entretanto, todos os dias aparecem novas formas de interagir com os colaboradores, e os softwares de comunicação social sempre devem estar incorporando-as em seus sistemas, de forma a estar sempre oferecendo as formas mais atuais de interação social para seus clientes.


Desta forma, no ano passado foi introduzido o Microsoft Viva Engage (em português, ele pode ser chamado como “Engajar do Viva”), uma evolução do aplicativo Yammer Comunidades no Microsoft Teams, como a parte mais recente do Microsoft Viva. É importante salientar que, neste processo, a marca Yammer será descontinuada. Mas para os clientes do Microsoft 365 não haverá perda de continuidade de serviços de comunicação social, e não haverá alterações de recursos, capacidade e investimento. Ao mesmo tempo, a Microsoft seguirá aperfeiçoando o Viva Engage com novas funcionalidades que incentivam a participação dos líderes, expressões autênticas, eventos e descoberta de informações, abrangendo novas experiências que foram divulgadas em Fevereiro de 2023.


NOVA FUNCIONALIDADE: CANTO DA LIDERANÇA/LEADERSHIP CORNER

O Canto da Liderança (chamado “Leadership Corner” em inglês) oferece uma plataforma para líderes estabelecerem conexões sociais com seus funcionários, e promover a cultura da organização através de debates, posts em linhas de tempo, eventos e muito mais. Os colaboradores observam os líderes que estão conectados à sua equipe, e estes líderes, junto com seus delegados, podem lançar e divulgar novas iniciativas, a partir de um único lugar. Além disso, uma variedade de dashboards mostram métricas e sentimentos dos funcionários para ajudar líderes e delegados a manter um controle do clima organizacional e guiar as discussões com seus funcionários.


Exemplo da área Leadership Corner em ação. Para acessá-la, basta clicar em “Leaders” que se localiza perto do título do aplicativo (“Viva Engage”). (Imagem: Reprodução/Microsoft)


NOVA FUNCIONALIDADE: PERGUNTE-ME QUALQUER COISA/ASK ME ANYTHING

Um colaborador não é apenas um ser isolado e interessado apenas em suas funções imediatas: ele tem muita curiosidade sobre diversos assuntos pertinentes aos seus líderes, além de uma vontade de que a sua opinião seja considerada e levada a sério por eles. Desta forma, o canto da liderança também introduziu um novo estilo de evento chamado Pergunte-me qualquer coisa (chamado em inglês de “Ask Me Anything” (AMA)). Os eventos do tipo AMA modernizam a interação gestor-colaboradores por meio de enquetes, seções de perguntas e respostas, e recursos de discussão envolventes como GIFs e imagens. Os AMAs de longa duração funcionam bem para líderes com equipes distribuídas globalmente para que todos tenham a oportunidade de fazer perguntas, reforçar as perguntas dos outros por meio do recurso de upvote, e obter respostas de seus gestores. Os AMAs também fornecem controles de moderação para que os líderes possam ouvir o que realmente importa, responder perguntas e garantir que os funcionários tenham as informações mais recentes quando mais precisam delas.


Exemplo de um evento do tipo Pergunte-me qualquer coisa (Ask me Anything) em ação. Neste modo, vídeos não são suportados. (Imagem: Reprodução/Microsoft)


NOVA FUNCIONALIDADE: CAMPANHAS

Gestores e divulgadores corporativos também podem agora criar campanhas para impulsionar iniciativas-chave que apoiem as metas e objetivos comerciais. Estas campanhas são automaticamente puxadas para o Canto da Liderança e incluem uma página de campanha dedicada, um rastreador visual de objetivos para medir o progresso e a capacidade de mostrar os principais patrocinadores e reconhecer os principais colaboradores.


Exemplo de um post para uma campanha de arrecadação de valores. (Imagem: Reprodução/Microsoft)


NOVA FUNCIONALIDADE: RESPOSTAS NO MICROSOFT VIVA

Em qualquer ambiente de trabalho, é natural que um colaborador deseje ou necessite aprender alguma coisa com seus colegas. No regime de trabalho presencial, basta que este colaborador faça a pergunta pertinente para uma pessoa que se encontra próxima a ele no escritório. No entanto, essa troca de conhecimentos pode não ser feita de uma forma tão fácil quando se muda o ambiente de trabalho para o modo online. Um funcionário A pode enviar uma dúvida para um funcionário B através de uma mensagem em um chat privado ou público, mas o receptor desta mensagem pode não responder de imediato devido a inúmeros fatores: ele pode trabalhar em um horário diferente do colaborador A, ou está com várias outras mensagens para responder antes dele. E se houvesse uma maneira dele postar a sua dúvida em uma espécie de “fórum interno” da empresa, para que qualquer um pudesse ajudá-lo de uma forma rápida?

Agora isto é possível: com a nova aba intitulada Respostas no Microsoft Viva, o funcionário posta uma pergunta em que todos podem respondê-la. Através do recurso de upvote, os colaboradores da empresa podem reforçar o fato de uma resposta postada ser de fato relevante ou não. Esta nova aba também aponta perguntas semelhantes que foram respondidas previamente, recomenda tópicos e especialistas relevantes, destaca as soluções com maior taxa de aceitação e recompensa os colaboradores que contribuíram com respostas para a base de conhecimento.


Exemplo de uma aba aberta do Respostas no Microsoft Viva Engage. (Imagem: Reprodução/Microsoft)


NOVA FUNCIONALIDADE: ANÁLISES AVANÇADAS

Para que um líder ou pessoa divulgadora de conteúdos obtenha insights mais precisos e significativos a respeito do engajamento de seu público no Viva Engage, foram adicionadas novas Análises Avançadas (também chamadas de “Advanced Analytics” em inglês) que trazem novos dashboards que incluem métricas sobre o divulgador, sua audiência, as campanhas envolvidas, e as respostas obtidas. Se um analista deseja realizar uma análise a respeito da evolução do alcance das postagens e do engajamento de colaboradores ao longo do tempo, ele poderá contar com a possibilidade de aplicar intervalos de tempo personalizados. Durante a elaboração das métricas, todos os dados utilizados para a construção deles são tratados de modo a proteger a privacidade dos colaboradores.


Exemplo de uma aba aberta de Análises Avançadas no Microsoft Viva Engage. (Imagem: Reprodução/Microsoft)



Em março de 2023, o aplicativo Comunidades existentes para o Outlook será atualizado para mostrar a nova marca Viva Engage. Esta mudança acontecerá de forma automática, sem necessidade de tutoriais extras para aplicar esta atualização. Os clientes podem usar o novo aplicativo Viva Engage de três formas: diretamente do Outlook, aplicativo desktop, e aplicativo web. Segundo a Microsoft, a migração dos dados e postagens de colaboradores do Yammer para o Viva Engage será automática e transparente


Também em março de 2023, os aplicativos móveis Yammer para iOS e Android serão atualizados para o Viva Engage de forma a proporcionar um novo ambiente que é otimizado para interações sociais e compartilhamento de mídia em sistema mobile. Para acessar o novo ambiente, um colaborador apenas precisará atualizar o aplicativo. O Viva Engage também pode ser usado através do aplicativo móvel Teams. Mais informações sobre como obter e utilizar o Viva Engage podem ser acessadas e obtidas através deste link: https://adoption.microsoft.com/en-us/viva/engage/.


Se esse post te ajudou a entender um pouco mais sobre o Viva Engage, deixe seu like e seu comentário, e se inscreva em nosso blog para receber em primeira mão as melhores novidades do mundo Microsoft.


Sinta-se à vontade para entrar em contato com a Concierge pelos números (41) 99274-8433 ou (41) 99207-4605, ou pelo e-mail comercial@conciergetecnologia.com.br. Será um prazer atendê-lo!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page