top of page
  • kauans3

[Microsoft Viva] Viva Learning

O Microsoft Viva tem como objetivo aprimorar a experiência de trabalho de funcionários em um ambiente de trabalho remoto, algo que se tornou ainda mais comum na realidade atual que vivemos com essa pandemia. Os aplicativos que compõe o Viva são integrados diretamente com algumas ferramentas do Office 365, como Yammer, SharePoint, mas principalmente o Teams, e isso faz bastante sentido, uma vez que no cenário atual de distanciamento social, o Teams é a ferramenta que realmente centraliza o trabalho remoto das empresas. Vale ressaltar que o Viva não possui uma plataforma própria para que possamos acessar suas funcionalidades, ele é completamente dependente de outras ferramentas do Office 365.


Este é o terceiro post de uma série relacionada ao Microsoft Viva, onde trataremos de seus quatro pilares, Viva Connections, Viva Topics, Viva Insights e Viva Learning. No primeiro e segundo posts desta série falamos sobre o Viva Connections e Viva Topics, e hoje nosso tema é o Viva Learning!



O QUE É O VIVA LEARNING?

O Viva Learning é uma ferramenta de aprendizado integrada ao Teams, assim como o Connections e o Topics. Tem como foco atender organizações que necessitam viabilizar conteúdo educacional e material de treinamento para seus funcionários, bem como consolidar o acesso a esse material no próprio Teams de forma fácil e rápida.


A ferramenta visa trazer conteúdo do LinkedIn Learning, Microsoft Learn, Microsoft 365 Training, permitir a produção e disponibilização de conteúdos próprios e também terceirizados, oferecendo uma gama de conhecimento bastante diversificada para atender as empresas dos mais diversos ramos.



FUNCIONALIDADES

Assim como outras ferramentas que compõem o Viva, o Learning fica disponível como um aplicativo do Teams, podendo ser fixado no menu à esquerda. Ao acessá-lo, através da aba My Learning, é possível verificar e acessar os conteúdo educacionais disponíveis e recomendados para seu usuário, utilizar a barra de pesquisa para encontrar outros cursos, bem como visualizar conteúdos e cursos designados ao seu usuário por gerentes de sua organização. Você também pode realizar a ação de “bookmark” dos cursos que mais lhe chamarem a atenção, listando-os para acesso posterior.


O Viva Learning também adiciona um novo botão ao Chat do Teams, possibilitando uma pesquisa de conteúdo disponível no Learning para rápido compartilhamento com usuários e canais do Teams em sua organização.


No papel de gerente em sua organização, é possível designar cursos do Viva Learning aos seus colaboradores, atribuindo o conteúdo certo aos mais diversos perfis de sua empresa de forma rápida.


O Learning também oferece controle sobre estas atribuições, possibilitando a checagem de progresso dos colaboradores nos cursos que lhes foram direcionados, como mostrado na imagem abaixo.


Uma outra funcionalidade interessante disponível com o Learning é a possibilidade de adicionar em seus canais do teams uma guia dedicada ao aplicativo e seu conteúdo. Ao clicar em + Adicionar uma guia, selecione o Learning entre os aplicativos disponíveis, e em seguida pesquise e selecione quais cursos deseja fixar nesta guia para acesso rápido dos usuários.

















Observe na imagem abaixo o resultado desta ação com alguns cursos já fixados, lembrando que também é possível adicionar ou remover cursos nesta guia. Um cenário interessante para esta funcionalidade seria a criação de uma guia deste tipo em canais ou equipes de determinados departamentos, com cada um contendo cursos específicos para a área de atuação destes departamentos.















DISPONIBILIDADE

Ainda não foram reveladas informações concretas sobre licenciamento e valores do Viva Learning. É possível que a ferramenta em si não necessite de uma licença à parte e já esteja inclusa na aquisição de licenças do Microsoft 365, mas não necessariamente todos os cursos e assinaturas disponibilizados por empresas terceirizadas seguirão este mesmo padrão, podendo haver custos adicionais em casos específicos. É esperado que o Viva Learning seja lançado até o fim de 2021.



Se esse post te ajudou a entender um pouco mais sobre o Viva Learning, deixe seu like e seu comentário, e se inscreva em nosso blog para receber em primeira mão as melhores novidades do mundo Microsoft.


Sinta-se à vontade para entrar em contato com a Concierge pelos números (41) 98419-2083 ou (41) 99650-4742, ou pelo e-mail comercial@conciergetecnologia.com.br. Será um prazer atendê-lo!

189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page