top of page
  • braianp

O Novo Outlook

Um gestor de e-mails tem o dever de lidar com várias tarefas, desde a monitoração de mensagens, cobrança de ações internas em sua equipe, gerir atividades suas e de seus colegas, entre outros deveres a serem feitos por ele. O Outlook tem papel fundamental para um gestor de e-mails, possuindo excelentes funções para auxiliar na sua gestão. Porém, com o recente lançamento do Novo Outlook, fazer o gerenciamento de e-mails se tornará uma atividade muito mais simples e prática de se realizar! O Novo Outlook para Windows promete revolucionar a forma como você se comunica e se organiza, seja para fins empresariais ou pessoais.


Inicialmente, foi lançado em maio de 2022 apenas para alguns usuários selecionados do Programa Office Insider com contas corporativas, sendo, aos poucos, disponível para todos os participantes do programa. A partir de setembro de 2023, ele encontra-se disponível para todos os usuários do Outlook, seja você parte do Insider ou não, que possuam uma conta Privada e um dos seguintes sistemas operacionais:


Desktop/Computador: Windows 10, MacOS versão 10.14 ou suas versões superiores;

Dispositivos Móveis: iOS 13 para dispositivos Apple, Android OS 7.0 ou suas versões superiores.


Por hora, o Novo Outlook ainda não foi lançado oficialmente para todas as contas comerciais, sendo que, para o possuir, seu administrador deve, manualmente, disponibilizar o Novo Outlook para seus funcionários.


O Novo Outlook para Windows tem muitas vantagens em relação ao Outlook atual, dentre elas vale destacar seu design moderno e simplificado, que você pode personalizar de acordo com sua preferência. Ele também possui recursos assistidos inteligentes, que te ajudam a escrever e-mails melhores, gerenciar seus compromissos, localizar informações e muito mais. Ele ainda contém os recursos mais recentes, que são atualizados constantemente pela Microsoft.


Se você ficou curioso e quer experimentar, confira as próximas seções deste artigo para aprender sobre como realizar a alternância e as características do Novo Outlook! Você poderá testar o aplicativo em primeira mão, além de dar a sua opinião para a Microsoft e, assim, contribuir para o desenvolvimento do Novo Outlook para Windows e fazer parte do futuro da comunicação digital!


Layout padrão do Novo Outlook, pode variar dependendo de suas configurações.
Layout padrão do Novo Outlook, pode variar dependendo de suas configurações.

Como utilizar?

Como o Novo Outlook foi liberado para testes a partir da data de 18/05/2022, para experimentá-lo basta seguir os seguintes passos: em seu aplicativo Outlook versão Desktop, clique no botão “Experimente o novo Outlook” (ou “Try New Outlook”, caso você utilize a versão em inglês do aplicativo), presente no canto superior direito da tela. O botão mudará de nome e passará a estar escrito apenas “Novo Outlook” / “New Outlook


(Imagem: Reprodução/Microsoft) Gif ilustrativo de alternância para o Novo Outlook.
(Imagem: Reprodução/Microsoft) Gif ilustrativo de alternância para o Novo Outlook.

Importante: Se o botão não estiver visível, pode ser porque você possua uma conta que ainda não tem suporte, ou seu administrador bloqueou a alternância para o Novo Outlook no momento. O Novo Outlook vem habilitado por padrão, porém seu administrador pode ter desabilitado através de uma Chave de registro do Outlook Desktop ou via script PowerShell. Para reverter este cenário, caso as políticas internas de sua empresa permitam, entre em contato com seu administrador solicitando o desbloqueio do Novo Outlook.


A seguinte janela será exibida, clique em “Alternar” para avançar. Note que, conforme imagem abaixo, ele irá encerrar a versão do Outlook que esteja aberta. Vale ressaltar que o Novo Outlook não oferece suporte a arquivos de dados de Outlook “.pst” (uma espécie de cópia de seus dados do Outlook que podem ser baixados em sua máquina sempre que desejar)


Janela de confirmar alternância para o Novo Outlook.
Janela de confirmar alternância para o Novo Outlook.

Se essa for a primeira vez que você estiver utilizando o novo Outlook, o aplicativo irá sugerir que você traga suas configurações do Outlook padrão. Selecione Configurações de Importação, se você quiser trazê-las, ou escolha Pular para seguir em frente, sendo possível importar suas configurações antigas a qualquer momento quando você desejar.


Janela de Importação de configurações anteriores.
Janela de Importação de configurações.

Assim, quando o aplicativo terminar de carregar, você estará pronto para finalmente desbravar as novidades do Novo Outlook.

Observação: Você pode retornar à experiência padrão do Outlook sempre que quiser. Clique no botão abaixo, presente no canto superior direito da tela:


Botão "Novo Outlook", lhe permitindo retornar à experiência padrão.
Botão "Novo Outlook", lhe permitindo retornar à experiência padrão.

Caso deseje, antes de retornar você pode fornecer seu feedback clicando Ajuda (1) > Suporte (2) > janela de Suporte (3), além de, caso desejar, adicionar imagens e vídeos.


Fornecer feedback.
Fornecer feedback.

Suporte a contas de terceiros

De acordo com a equipe de suporte da Microsoft, o Novo Outlook possui capacidade para suportar contas de trabalho e de estudantes cadastrados no Microsoft 365, que forem apoiadas pelo Exchange (como contas de domínio @outlook e @gmail, por exemplo).


Ícones do Outlook e do Gmail, respectivamente.
Ícones do Outlook e do Gmail, respectivamente.

Note também que a conversão automática para o Novo Outlook só está disponível através do Outlook padrão. Caso você deseje adicionar contas de domínios de terceiros que forem compatíveis, como Gmail por exemplo, você deverá clicar em Configurações (1) > Contas (2) > Contas de e-mail (3) > + Adicionar Conta (4):


Guia para adicionar uma nova conta de e-mail, seja de um domínio Microsoft ou de terceiros.
Guia para adicionar uma nova conta de e-mail, de um domínio Microsoft ou de terceiros.

Em seguida, selecione ou digite a conta desejada na barra de contas sugeridas e clique em Continuar para finalizar:


Ao seguir os 4 passos anteriores, esta janela irá aparecer para você adicionar sua conta.
Janela para adicionar sua conta.

Até a data desta publicação, contas que não são apoiadas pelo Exchange, como Yahoo!, iCloud, Zoho, AOL, GMX, entre outros domínios que se conectam através de protocolos POP/IMAP (certos protocolos projetados para o armazenamento e envio de mensagens), estão em fase de desenvolvimento, ou seja, caso você migre uma conta @yahoo para o Novo Outlook, o processo de migração pode apresentar certas instabilidades e acabar gerando erros futuros.


O Novo Outlook também não oferece, no momento, suporte a implantações locais (os dados de seus e-mails são armazenados em um servidor local, ao invés de serem salvos na nuvem) e híbridas (dados armazenados em um servidor local e na nuvem, sendo um deles para backup), ou seja, caso você possua uma conta que se encontre em uma destas categorias, infelizmente você não conseguirá utilizar o Novo Outlook.


Características

Com interface minimalista e recursos inteligentes, o programa se assemelha à versão web do cliente de e-mails da Microsoft, sendo perfeito para usuários que desejam migrar da versão web para a versão desktop. Ele também lhe permite ajustar a visualização de e-mails, tarefas do To Do, calendários, entre outros, e os deixar da maneira que fique melhor para você poder localizar informações desejadas e facilitar seu trabalho.


Novo Outlook apresenta funcionalidades que antes só estavam disponíveis via Outlook na Web, como a capacidade de Fixar e-mails – ao fixar uma mensagem, ela será movida para a parte superior da caixa de entrada, tornando mais fácil a localização de um ou mais itens. Basta clicar no segundo ícone ao lado do e-mail e pronto, ele será fixado na parte superior de sua caixa de entrada. Caso deseje removê-lo, basta clicar no mesmo ícone.


Fixando e removendo e-mails fixados.
Fixando e removendo e-mails fixados.

Outra funcionalidade presente no novo Outlook, que antes era exclusiva da versão da Web, é a capacidade de “cochilar” e-mails – remover, temporariamente, determinado e-mail de sua caixa de entrada, lhe permitindo agendar uma data e hora para que volte a aparecer futuramente. Clique com o botão direito do mouse sobre o e-mail desejado, clique em Adiar e selecione a data desejada, note que você pode cochilar mais de um e-mail e cada um com sua própria data de retorno. Você também pode usar uma data previamente existente ou criar sua própria data. Durante o período de espera, o e-mail será encaminhado a uma pasta chamada Adiado.


Cochilando e-mails.
Cochilando e-mails.

Você também pode agendar uma data de envio para e-mails – você escreve e envia seu e-mail, porém ele só estará disponível ao destinatário em determinada data. Basta você escrever seu e-mail normalmente e, quando for clicar em enviar, clique na seta ao lado e selecione Agendar enviar email, sendo possível utilizar uma data já existente ou criar uma data e horário específico.


Agendar e-mail e selecionar sua data e hora.
Agendar e-mail.

Agendar e-mail e selecionar sua data e hora.
Selecionar uma data e hora para email agendado.

Por último, as Categorias foram atualizadas – Agora você pode consultar por nome e cor de determinada categoria diretamente de suas mensagens localizadas na caixa de entrada. Basta clicar em cima da categoria marcada em seu email para, então, o Outlook realizar uma pesquisa utilizando a categoria como filtro.


Pesquisando categorias.
Selecionando categoria.

Pesquisando categorias.
Pesquisando categoria selecionada.

Você também pode adicionar uma categoria a Favoritos. Basta clicar com o botão direito do mouse em cima do e-mail desejado e clicar em Categorizar, o que irá te oferecer as opções para utilizar as categorias já existentes, gerenciá-las ou criar uma nova. Clique em Gerenciar categorias e, por fim, clique em cima da estrela ao lado da categoria desejada.


Favoritando categorias.
Gerenciar categorias.

Favoritando categorias.
Favoritando categorias.

Considerações Finais

Atualmente, podem testar o aplicativo qualquer usuário do Outlook que possua, como requisitos mínimos, um sistema operacional Windows 10, macOS versão 10.14, iOS 13 ou Android OS 7.0, e que possuam uma conta Privada, seja ela de origem Microsoft ou de terceiros. Caso você seja um usuário comercial, deve solicitar ao seu administrador para que lhe conceda acesso ao Novo Outlook. Ainda não há previsão para a atualização ser lançada para todas as contas do Outlook, privadas e comerciais, pelo menos até a data em que esta publicação foi enviada.


O aplicativo ainda se encontra em fase de desenvolvimento, porém vale lembrar que, no futuro, a Microsoft planeja que o Novo Outlook substituirá o aplicativo de e-mail nativo do Windows, porém, assim como sua data de publicação, não sabemos quando isto virá a acontecer.


Se esse post te ajudou a entender um pouco mais sobre o Novo Outlook, deixe seu like e seu comentário, e se inscreva em nosso blog para receber em primeira mão as melhores novidades do mundo Microsoft.


Sinta-se à vontade para entrar em contato com a Concierge pelo e-mail comercial@conciergetecnologia.com.br. Será um prazer atendê-lo!

15 visualizações0 comentário

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page