top of page
  • kauans3

[Power BI] Conexão com Fontes de Dados

Atualizado: 29 de jul. de 2021

A ferramenta de Business Intelligence da Microsoft, o Power BI, é focada na consolidação e na representação visual de informações, mas para isso, é necessário estabelecer uma conexão com uma fonte de dados. Este é o passo inicial ao se trabalhar com o Power BI, afinal, a ferramenta por si só não produz dados, mas sim altera a forma como os visualizamos, então é necessário que esses dados sejam consumidos de alguma fonte. Neste post você aprenderá a:

  • Acessar a funcionalidade dentro do Power BI Desktop;

  • Visualizar as diferentes categorias de fontes de dados;

  • Conectar-se com fontes de dados do Excel e de Lista do SharePoint Online;

  • Selecionar campos e representá-los com Visualizações;

  • Salvar e publicar relatórios.


Acessando a funcionalidade no Power BI Desktop

Primeiramente, abra o aplicativo do Power BI Desktop em seu computador. Em seguida, no menu superior, clique em Obter Dados:

Observe que ficam disponíveis para seleção as Fontes de dados mais comuns, mas aqui iremos passar brevemente pelas diferentes categorias de fontes de dados do Power BI, e para ver estas categorias, basta clicar em Mais... como indicado na imagem acima.


Categorias de Fontes de Dados

Ao clicar em Mais... vemos a seguinte janela, que separa as fontes de dados por categorias, e a primeira é a categoria Tudo, que, obviamente, engloba todas as possíveis fontes de dados. Logo abaixo temos a categoria Arquivo, que disponibiliza diversos tipos de arquivos, como tabelas do Excel, documentos em PDF, arquivos CSV, entre outros.












Em seguida temos a categoria Banco de Dados, que disponibiliza conexões com fontes de dados do SQL Server, Oracle Database, IBM, entre outras.

















Temos também a categoria Power Platform, possibilitando conexões com Conjuntos e Fluxos de dados do Power BI, e também com o sistema de armazenamento Common Data Service.











O Azure também é uma das categorias de fontes de dados disponível no Power BI, apresentando conexões com Banco de Dados SQL do Azure, Armazenamento de Tabelas, Azure Databricks, etc.


















A categoria Serviços Online apresenta conexões focadas em serviços da nuvem, como Listas do SharePoint Online, Microsoft Exchange Online, Google Analytics, entre outras.


















Por último, a categoria Outros engloba conexões com fontes de dados que não necessariamente se encaixam nas categorias citadas acima, como Páginas da Web, Listas do SharePoint On-Premises, Azure Directory, etc.



















Conectando-se com a Fonte de Dados

Neste post iremos realizar duas conexões com fontes de dados, a primeira delas será com uma tabela do Excel, e a segunda com uma Lista do SharePoint Online.


Começando com o Excel, para realizar a conexão, você pode clicar diretamente no botão Excel no menu superior, em Obter Dados -> Excel, ou até mesmo realizar o caminho mostrado anteriormente para chegar até a categoria Arquivo.


















Em seguida, localize em seu computador o arquivo Excel ao qual deseja se conectar, selecione-o, e então clique em Abrir.


OBS: É importante salientar que a conexão com Excel em arquivo local foi escolhida apenas como exemplo. Para beneficiar-se ao máximo da conexão do Power BI com Excel, recomenda-se a utilização de um arquivo Excel que esteja sincronizado no OneDrive, já que por estar na nuvem, esse arquivo pode ser acessado pelo serviço do Power BI, que por sua vez poderá refletir quaisquer alterações de dados feitas nesse arquivo. Caso seja realmente necessário utilizar um arquivo local não sincronizado, será preciso configurar um Gateway que fará o trabalho de mapear esse arquivo local para o Serviço do Power BI.














Agora você deve marcar as tabelas desse arquivo Excel que deseja trazer ao Power BI, e veja que elas são exibidas na janela à direita ao serem selecionadas. Após marcá-las, clique em Carregar.


É importante as informações a serem importadas para dentro do Power Bi Desktop estejam em formato de Tabela no Excel, isso torna mais fácil para que Power BI identifique cabeçalhos e tipos de dados da forma correta. Observe que na imagem abaixo nomeados as tabelas com a letra “t” na frente, e marcamos apenas elas.



















Após o carregamento dos dados, na área Campos você poderá selecionar quais campos deseja exibir (observe à direita os campos marcados) e também poderá escolher diversas formas de visualizar as informações desses campos na área Visualizações. Veja que no exemplo abaixo marcamos os campos “Data” e “Valor”, e os arrastamos para o locais de Eixo e Valores respectivamente, obtendo os valores totais de cada ano. Também utilizamos o gráfico de barras verticais para exibir os dados do arquivo ao qual nos conectamos.

Observe que o gráfico utilizado apresenta os anos no Eixo Horizontal, e os valores no Eixo Vertical, mostrando grande movimentação de valores nos três primeiros anos, movimentação inexistente nos dois anos seguintes, e baixa movimentação nos últimos dois anos.


Agora vamos nos conectar à uma Lista do SharePoint Online como fonte de dados. Clique em Obter Dados -> Mais..., acesse a categoria Serviços Online, selecione a opção Lista do SharePoint Online e clique em Carregar.




















Na janela seguinte, insira a URL do site do SharePoint onde a lista foi criada e clique em OK.







Em seguida, entre as opções listadas abaixo, selecione Conta da Microsoft, clique em Entrar, e então forneça suas informações de Usuário e Senha. Atente-se ao nível de aplicação das configurações, como indicado abaixo, e certifique-se de que o site correto está selecionado.










Confirme que as informações de Usuário e Senha estavam corretas e que você está conectado no momento, e então clique no botão Conectar.











Na tela seguinte você verá uma relação de todas as listas disponíveis no site indicado anteriormente, basta selecionar a lista correta (no nosso exemplo é a lista Vendas), e então clicar em Carregar.




















Neste caso, na área Campos, marcamos os campos “Quantidade” e “Vendedor”, arrastando-os para os locais de Valores e Legenda respectivamente, e dessa forma, obtemos a quantidade de itens vendidos por cada vendedor. O gráfico de pizza foi selecionado para a visualização dessas informações.


Salvar e Publicar os Relatórios

Uma vez que você tenha selecionado os campos necessários e a forma de visualização para exibir as informações desses campos, é necessário salvar esse relatório. Para isso, clique no ícone indicado na imagem abaixo:









Em seguida, basta escolher o local onde deseja salvar o arquivo .pbix em seu computador. Da próxima vez que acessar esse arquivo, ele apresentará as informações como elas foram salvas da última vez.















Caso deseje publicar esse relatório para que ele fique disponível para outras pessoas em sua organização, clique no ícone Publicar, como indicado abaixo:













Selecione o local (workspace) onde deseja publicar o relatório (neste caso, selecionamos o workspace referente ao site do SharePoint onde estava a lista à qual nos conectamos):












Quando receber o alerta de Êxito, você pode clicar no link indicado abaixo para acessar esse relatório no ambiente online do Power BI.












Você também pode acessar esse arquivo publicado no ambiente do Power BI através do endereço https://app.powerbi.com/. Dentro do ambiente, clique em Workspaces e selecione o Workspace indicado anteriormente:




















Em seguida, clique sobre o arquivo do relatório publicado, como indicado abaixo:

Ao clicar sobre o arquivo, ele será exibido da seguinte forma:


Mostramos neste post as categorias de fontes de dados, algumas formas de se conectar a tais fontes, e também como salvar e publicar relatórios do Power BI. Se esse post te ajudou a realizar suas próprias conexões, bem como publicar seus relatórios, deixe seu like e seu comentário, e se inscreva em nosso blog para receber em primeira mão as melhores novidades do mundo Microsoft.


A Concierge possui técnicos especialistas na ferramenta Power BI, prestando serviços de consultoria, implantação, suporte técnico e de treinamentos. Para saber mais, entre em contato pelos números (41) 98419-2083 ou (41) 99650-4742, ou pelo e-mail comercial@conciergetecnologia.com.br. Será um prazer atendê-lo!

1.267 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page