top of page
  • kauans3

[Power BI] Transformando Dados com o Power Query

Uma etapa bastante importante ao se trabalhar com o Power BI é o tratamento e a transformação de dados e informações. Durante o processo de obtenção de dados, em muitas situações torna-se necessário que eles sejam adaptados para que o Power BI possa interpretá-los da maneira mais eficaz possível antes que passemos para a etapa de construção dos gráficos e visualizações. É aqui que entra o Power Query, o recurso do Power BI que utilizaremos para realizar essas adaptações e transformações sobre os dados obtidos.


Vale lembrar que ao obter dados você faz uma cópia deles para dentro do Power BI, ou seja, todos os tratamentos que você fizer dentro do aplicativo não irão alterar os dados na fonte.


Neste post você aprenderá a:

  • Acessar o Power Query;

  • Remover Colunas;

  • Definir tipos de dados das Colunas;

  • Remover Linhas;

  • Duplicar Colunas e Extrair Dados;

  • Fechar e Aplicar as Transformações.


Acessando o Power Query

Podemos acessar o Power Query no momento da obtenção dos dados. Neste exemplo, desejamos obter dados de uma Lista do SharePoint Online (veja o post anterior sobre Conexão com Fontes de Dados), e após selecionarmos a lista desejada (neste caso Vendas), clicamos sobre a opção Transformar Dados.
















Isso nos leva até a tela inicial do Power Query. Como podem ver abaixo, temos diversas funcionalidades disponíveis para tratamentos de dados, e nesse post não iremos abordar todas, mas passaremos pelas principais para que possa ter uma noção do que é possível fazer com o Power Query.


Observe também na imagem algumas áreas importantes, como a Ribbon de Recursos no topo (onde podemos remover, inserir e alterar colunas, remover linhas, definir cabeçalhos, etc), a área de Consultas à esquerda (onde está a lista que selecionamos, e se clicar com o botão direito, pode realizar novas consultas à outras fontes de dados), bem como a área de Etapas Aplicadas à direita (onde fica o histórico de ações realizadas no Power Query, você pode navegar por essas ações e também removê-las).


Remover Colunas

Como no exemplo em questão obtivemos dados de uma lista do SharePoint Online, diversas colunas internas, que no SharePoint estavam ocultas, também foram trazidas e exibidas no Power Query. No nosso caso, as informações destas colunas não são relevantes, então para que não acabem poluindo nosso relatório com informações desnecessárias, vamos removê-las.


Para realizar esta ação, clique sobre nome da coluna que deseja remover para selecioná-la, e então clique no botão Remover Colunas. Caso deseje selecionar várias colunas para remover de uma só vez, clique sobre elas enquanto segura a tecla Ctrl.

















Também é possível remover colunas indesejadas ao clicar no ícone de tabela indicado, depois em Escolher Colunas, e na janela que se abre, selecionar as colunas que deseja manter e clicar em OK.


















Observe que as colunas removidasnão estarão mais presentes, e que a etapa Colunas Removidas foi adicionada à área de Etapas Aplicadas:













Definir Tipos de Dados das Colunas

Observe no exemplo abaixo que os dados que obtivemos da Lista do SharePoint, apesar de estarem sendo exibidos corretamente, não estão tipados, ou seja, o Power BI não poderá identificar qual é o tipo de dado que aquela coluna está trazendo quando você for trabalhar com eles para construir seus gráficos e cálculos. Ele não saberá se aquela coluna está armazenando texto, números, datas, etc, então precisamos definir o tipagem correta para cada coluna.


Para isso, clique sobre o ícone ABC123 (que indica que a coluna possui apenas a tipagem padrão, aceitando alfanuméricos) ao lado do nome das colunas, e então selecione o tipo de dado que a coluna de fato está exibindo:














No nosso caso, definimos os tipos de dados das colunas da seguinte forma:

  • Quantidade = Numero Inteiro;

  • Vendedor = Texto;

  • Data da Venda = Data;

  • Cliente = Texto.


Observe a mudança dos ícones na imagem abaixo, bem como o fato de que a hora não é mais exibida nos dados da coluna Data da Venda:


Remover Linhas

Assim como Colunas, também é possível remover Linhas no Power Query. Observe na imagem abaixo, que na lista que da qual obtivemos os dados existem algumas linhas vazias (null). Podemos removê-las clicando em Reduzir Linhas, depois em Remover Linhas, e por fim em Remover Linhas em Branco.
















Observe que você também pode escolher outras linhas que desejar remover com as opções Remover Linhas Principais (onde você define quantas linhas deseja remover a partir do topo, de cima para baixo), Inferiores (onde você define quantas linhas deseja remover a partir do final, de baixo para cima) ou Alternadas (onde você seleciona uma linha inicial de qualquer posição, a quantidade de linhas a partir da selecionada a serem removidas, e quantas linhas deseja manter).


Duplicar Colunas e Extrair Dados

Neste próximo passo, iremos extrair o ano de uma coluna de data, e então criar uma coluna apenas com os dados de ano. Para isso, vamos utilizar como exemplo de duplicação a coluna “Data da Venda”, e para realizar esta ação, clique com o botão direito do mouse sobre a coluna em questão, e depois então clique em Duplicar Coluna.














Com a coluna duplicada, é importante renomeá-la de acordo com as informações que ela virá a ter. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a coluna duplicada, e então clique em Renomear.


Neste caso, a coluna duplicada terá somente o ano em que as vendas foram realizadas, então a renomeamos como Ano da Venda.
















Agora, como mencionado anteriormente, queremos que esta coluna contenha apenas o ano das vendas, então vamos extrair essa informação. Para isso, na guia Transformar, clique sobre a opção Extrair e então em Últimos Caracteres.

Veja que Extrair oferece diversas opções, como Primeiros Caracteres, Intervalo (onde você define a posição do primeiro caractere a ser mantido e a quantidade de caracteres subsequentes a ser mantida), bem como o uso de Delimitadores (caracteres que se repetem nas linhas daquela coluna, e que podem ser utilizados para extrair trechos específicos de cada linha, como / na coluna Data da Venda, por exemplo).


Em seguida, defina a quantidade de caracteres a serem extraídos, no nosso caso, são os quatro últimos. Por fim, clique em OK para confirmar a ação.









Outra maneira de realizar esta ação, e até mais indicada ao lidar especificamente com campos do tipo Data, é clicar na guia Transformar, então selecionar a opção Data -> Ano. Veja que também é possível selecionar outras opções de tempo neste local.

Veja agora o comparativo entre a coluna original Data da Venda, e a coluna duplicada que transformamos, Ano da Venda. Um detalhe importante, não esqueça de definir os Tipo de Dado da coluna duplicada, nesse caso, escolhemos o tipo Número Inteiro.












Fechar e Aplicar as Transformações

Uma vez que você tenha realizado todas os tratamentos e transformações necessárias em seus dados, é hora de levar isso ao Power BI para que você possa construir seus gráficos. Para isso, na guia Página Inicial, clique em Fechar e Aplicar.










Veja que no Power BI as colunas já ficam disponíveis na área de Campos para que você construa seus gráficos, e neste caso, utilizei a coluna Ano da Venda, criada a partir de Duplicação e Extração de dados, para ver a quantidade vendida por ano.

Para saber como criar gráficos parecidos com este, acesse nosso post sobre Conexão com Fontes de Dados.


Caso deseje voltar ao Power Query para realizar mais tratamentos em seus dados, na guia Página Inicial do Power BI, clique na opção Transformar Dados, como na imagem abaixo:




Se esse post te ajudou a realizar seus próprios tratamentos e transformações em dados, bem como publicar seus relatórios, deixe seu like e seu comentário, e se inscreva em nosso blog para receber em primeira mão as melhores novidades do mundo Microsoft.


A Concierge possui técnicos especialistas na ferramenta Power BI, prestando serviços de consultoria, implantação, suporte técnico e de treinamentos. Para saber mais, entre em contato pelos números (41) 98419-2083 ou (41) 99650-4742, ou pelo e-mail comercial@conciergetecnologia.com.br. Será um prazer atendê-lo!

1.076 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page