top of page
  • kauans3

[PowerApps] Personalização de Formulários de Lista do SharePoint

Atualizado: 29 de jul. de 2021

Neste post iremos abordar algumas formas de personalizar seus formulários de listas do SharePoint com o PowerApps, aplicando temas, cores, fontes, e até mesmo fórmulas para exibir ou não determinados campos. Você aprenderá a:

  • Acessar a personalização de formulários do PowerApps a partir de uma lista do SharePoint;

  • Customizar campos com cores, fontes, e a aplicar temas ao formulário;

  • Aplicar fórmula condicional para exibição de campos;

  • Salvar e Publicar seu formulário personalizado;

  • Retornar ao formulário padrão da lista do SharePoint.


Acessando o PowerApps a partir de uma Lista do SharePoint

Crie ou acesse uma lista do SharePoint cujo formulário você deseja personalizar. Você pode definir as colunas da forma que desejar, desde a ordem até o tipo de coluna, como Texto Simples, Número, Escolha, etc. Em seguida, no menu superior, clique na opção PowerApps e então em Personalizar Formulário

Também é possível acessar o PowerApps clicando em +Novo e, na janela que se abre, em Editar Formulário -> Personalizar com o Power Apps. Observe aqui o visual padrão do formulário de listas do SharePoint, assim poderá comparar com o formulário personalizado pelo PowerApps.














Você será redirecionado ao Studio do PowerApps, que é o local onde será possível realizar as customizações que achar necessário. Observe na tela abaixo que existem diversas opções, seja para organização dos campos, fonte, cor, tema, aplicação de fórmulas, etc. As possibilidades são muitas, e o lado criativo em conjunto com o conhecimento da ferramenta conta muito.



Customização de Campos


Agora veremos alguns exemplos de customização, começando com a possibilidade de mover e adicionar campos de preenchimento em seu formulário. Para isso, selecione a tela de seu formulário clicando e uma de suas extremidades (ela ficará com um contorno azul), em seguida, à direita, clique em Editar Campos. Para mover os campos, alterando sua ordem, basta clicar e segurar sobre o campo e então movê-lo para a posição que desejar, ou clicar em ... e então Mover Para Cima ou Para Baixo, lembrando que também é possível Remover campos.













Se desejar adicionar mais campos ao seu formulário, basta clicar em +Adicionar Campo, selecionar o campo ou campos desejados marcando a caixa de seleção, e então clicar em Adicionar.













Caso deseje alterar o visual de um campo específico, clique sobre o mesmo para selecioná-lo. Observe que as opções à direita mudam, pois elas respondem de acordo com a área do formulário que foi selecionada. Nesse caso, você pode alterar as propriedades do texto que irá preencher este campo, a borda e sua cor de preenchimento. Lembre-se de realizar essa ação em todos os campos caso deseje obter um padrão visual entre eles.















Ainda neste tópico, caso queira alterar a área total do campo, ou até mesmo o nome dele, basta mudar a área selecionada e então utilizar as novas opções que surgirão no menu de customização à direita.





Outra possibilidade de alteração visual é a aplicação de um tema ao seu formulário. Para isso, selecione a opção Tema no menu superior.




Então escolha a opção de sua preferência e veja que a alteração no seu formulário é imediata.
















Esta ação irá estabelecer um padrão de cores para o texto, bordas, campos e fundo ao seu formulário. Lembrando que esses elementos podem ser alterados posteriormente e de forma individual da maneira que desejar.



Fórmula de Condicionamento para Exibição de Campos


Observe que no formulário utilizado como exemplo existem os dois campos abaixo, e o campo Adicionar Endereço? vem de uma coluna do SharePoint do tipo escolha, com as opções Sim e Não.






Vamos aplicar uma condição para que o campo Endereço seja exibido apenas se a opção Sim for escolhida no campo anterior.


Primeiramente, selecione o campo de preenchimento Adicionar Endereço? e então copie o nome interno desse campo.

Em seguida, selecione a área total do campo Endereço.











Depois, no menu superior, selecione a opção Visible, e na área de fórmulas e aplique a seguinte fórmula: If(DataCardValue4.Selected.Value=”Sim”;true;false)















Observe que ao aplicar a fórmula o campo Endereço fica invisível e sem indicação de erros, confirmando que a fórmula está funcionando.


Obs: DataCardValue4 nem sempre será o nome interno do campo selecionado, então você poderá ter que selecionar outro nome ao aplicar a fórmula no seu caso.



Salvar e Publicar o Formulário Personalizado


Para salvar seu formulário e fazer com que ele entre em funcionamento na lista do SharePoint, clique em Arquivo.



Em seguida clique em Salvar, e por fim em Publicar no SharePoint.


Verificar o Novo Formulário na Lista do SharePoint


Para verificar se seu formulário personalizado já está em funcionamento após a publicação, basta acessar a lista correspondente do SharePoint (você pode utilizar o link da lista que aparece no momento de salvar e publicar o formulário). Já na lista, clique em +Novo e observe o novo formulário em funcionamento.


Retornar ao Formulário Padrão do SharePoint


Caso não deseje mais fazer o uso do formulário personalizado e queira retornar ao formulário padrão, na lista do SharePoint clique no ícone de engrenagem, e em Configurações da Lista.










Na tela seguinte, clique em Configurações de Formulário.













E por fim, selecione a opção Usar o formulário padrão do SharePoint. Caso deseje, você também pode excluir o formulário personalizado criado no PowerApps. Por fim, clique em OK.













___________________________________________________________________________________________



Se esse post te ajudou a realizar sua própria personalização de formulário de lista do SharePoint utilizando o PowerApps, deixe seu comentário e se inscreva em nosso blog para receber em primeira mão as melhores novidades do mundo Microsoft.

Acesse também nossa área de treinamentos online e continue a se capacitar com a ajuda de nossos instrutores especialistas.

3.623 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page