top of page
  • kauans3

[Project For The Web] Visão Geral

Atualizado: 29 de jul. de 2021

O Project For The Web foi criado pela Microsoft para facilitar o gerenciamento de projetos. É uma ferramenta bastante recente que oferece recursos aos gerentes de projeto para que estes possam ter maior controle sobre os projetos ativos e as etapas que os constituem. Mas por que essa ferramenta se faz necessária? O Project For The Web vem principalmente para otimizar o trabalho no que diz respeito à organização, gerenciamento das equipes e dos recursos necessários, estabelecimento de prazos, atribuição de atividades, porcentagem de conclusão, visão micro e macro dos projetos existentes, além de possibilitar que as pessoas que atuam nestes projetos possam acompanhar e registrar seu grau de desenvolvimento e conclusão em relação às etapas nas quais estão trabalhando. Neste post você verá:

  • Comparativo com outras ferramentas de gestão de tarefas;

  • Licenciamento do Project em nuvem;

  • Principais Funcionalidades do Project For The Web.

Comparativo

No cenário Microsoft já existem outras ferramentas dedicadas para gestão de tarefas, como o To Do, que possui um viés mais simples e para afazeres diários, sejam eles profissionais ou não; o Planner, que é intuitivo e responsivo com seus buckets e cards, mas é voltado para projetos pequenos; o Project Online, que é uma ferramenta robusta e que permitindo a gerência de tarefas e de recursos em vários projetos diferentes, mas é voltada para grandes projetos e empresas; e o MS Project, é um aplicativo desktop que permite o gerenciamento de tarefas e recursos, mas que por não ser online, peca em colaboração.

O Project For The Web vem para ocupar o espaço entre o Planner e o Project Online, oferecendo o lado intuitivo e responsivo do primeiro, com um pouco da robustez e das possibilidades de gerenciamento do segundo, sendo uma ferramenta ideal para gerenciar projetos médios.


Licenciamento

No que diz respeito ao licenciamento do Project em nuvem, que engloba tanto o Project For The Web quanto o Project Online, existem três planos disponíveis, sendo eles os Planos 1, 3 e 5, e é importante ressaltar que essas licenças não estão inclusas nos planos do Office365 e Microsoft365, devem ser adquiridas separadamente. São planos de compromisso anual pagos por usuário/mês, e além da diferença de preço, eles também possuem diferenças entre as funcionalidades disponíveis em cada um, como diferentes modos de exibição, relatórios, roteiros, quadros de horários, portfólios, entre outras. Você pode saber mais sobre os planos e suas particularidades clicando aqui.


Funcionalidades do Project For The Web

Primeiramente, é importante saber que o Project For The Web roda diretamente de seu navegador, sem a necessidade de instalação em sua máquina, então você pode acessá-lo procurando em seus aplicativos na página inicial do Office365 ou pelo endereço project.microsoft.com/pt-br/, que o levará até a página inicial do Project For The Web.

Observe que a página inicial da ferramenta é bastante simples, contando com um botão para Novo Projeto (ou Novo Roteiro caso clique na seta ao lado), área de Favoritos, e também mostra os projetos mais Recentes, além daqueles que foram compartilhados com você ou criados por você. Também é possível saber a origem do projeto ao olhar o campo fonte, que indica se ele foi feito utilizando o Project For The Web (project) ou o Project Online (projeto do PWA).

Ao clicar em Novo Projeto, você será direcionado à seguinte tela, onde deverá definir o nome do seu projeto e criar um grupo para o mesmo, ou atribuí-lo a um grupo já existente do Office365. Já observe também que existem três modos de visualização, sendo eles Tabelas, Quadros e Linha do Tempo.

Na imagem acima temos a visão de Tabelas, e aqui você poderá definir as tarefas que constituem o seu projeto, podendo também adicionar subtarefas à uma tarefa principal, atribuir essas tarefas aos usuários, estabelecer a duração de cada uma, e também definir se elas possuirão dependência umas das outras, ou seja, se uma só poderá ser iniciada quando outra for concluída.

Também é possível, e até recomendado, exibir colunas já existentes do Project For The Web para obter e mostrar mais dados e informações, como dependência (mencionada anteriormente), porcentagem de conclusão, tempo necessário, tempo restante, entre outras, ou até mesmo criar colunas customizadas de acordo com sua necessidade, possibilitando maior controle sobre cada tarefa que constitui o projeto, e a grande vantagem disso está no fato de que determinadas colunas são atualizadas instantaneamente com base nas informações adicionadas em uma outra coluna. No exemplo abaixo, foram exibidas as colunas % concluída, tempo necessário e tempo restante, e então foram incluídos registros apenas na de porcentagem.

Ao realizar esta ação, independente de as colunas estarem sendo exibidas ou não, automaticamente a coluna tempo restante teve seus valores alterados em relação à coluna tempo necessário para condizer com a porcentagem de conclusão registrada. Isso se faz muito útil pois, além de poupar tempo ao realizar registros, não deixa margem para erro, uma vez que o valor das colunas é calculado automaticamente. Outro detalhe interessante é que a tarefa principal chamada “Publicação mensal no Blog da Concierge” consolida os valores de todas as outras tarefas, somando as porcentagens, as horas totais, e as horas restantes.


Linha do Tempo

Uma funcionalidade bastante interessante do Project For The Web é a visão de Linha do Tempo, que permite que você veja e gerencie as tarefas criadas em seu projeto segundo o modelo do Gráfico de Gantt.

Observe que os períodos de tempo de cada tarefa ficam organizados em barras horizontais em azul claro, e que vão se preenchendo com um azul mais escuro à medida que vão avançando rumo à conclusão. O melhor de tudo é que essa estrutura gráfica é toda montada automaticamente de acordo com as informações preenchidas nas colunas referentes à cada tarefa, e veja que também é possível adicionar tarefas diretamente pela Linha do Tempo.

Quadros

Um outro modo de visualizar e gerenciar suas tarefas no Project For The Web são os quadros, que se baseiam no sistema Kanban para separar as atividades em categorias, sejam estas categorias - na ferramenta são chamadas de “buckets” - criadas pelo gerente de projetos ou aquelas já pré-determinadas pela ferramenta.

Observe que no exemplo acima foram criados dois buckets chamados “Em andamento” e “Concluído” e que tarefas existentes foram adicionadas a eles, mas veja que há a possibilidade de adicionar mais buckets dependendo de sua necessidade, ou até mesmo utilizar os Agrupamentos por Bucket disponibilizados pela ferramenta. Note também que a criação de tarefas pode ser feita por aqui, assim como na Linha do Tempo e Tabela.

Roteiros

Outra funcionalidade que merece destaque é a de Roteiros, que permite obter uma visão de diferentes tarefas de diferentes projetos em um só local. Ao adicionar linhas ao seu roteiro, você escolhe o nome da linha, proprietário, o projeto ao qual deseja se conectar e então seleciona uma das tarefas desse projeto para incluir nesta linha.

Também é possível definir prazos dentro do Roteiro, estabelecendo datas e nível de criticidade, como no exemplo abaixo.

Essas são algumas das principais características e funcionalidades do Project For The Web, e percebe-se que a ferramenta preza pela simplicidade e pela agilidade na hora de criar seus projetos e gerenciá-los, com diversos modos de visualização, diferentes colunas, preenchimento automático de campos, e criação de roteiros, buscando facilitar o trabalho do gerente de projetos e também das equipes envolvidas.



Se esse post te ajudou a conhecer um pouco mais sobre o Project For The Web, deixe seu comentário e se inscreva em nosso blog para receber em primeira mão as melhores novidades do mundo Microsoft.


A Concierge possui técnicos especialistas nesta ferramenta, prestando serviços de consultoria, implantação, suporte técnico e de treinamentos relacionados ao Project. Para saber mais, entre em contado pelos números (41) 98419-2083 ou (41) 99650-4742, ou pelo e-mail comercial@conciergetecnologia.com.br. Será um prazer atendê-lo!

220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page