top of page

[SharePoint Online] Sites

Sites são espaços de trabalhos cuja finalidade é segmentar o conteúdo de acordo com nossas regras de negócio. Esses incluem páginas, Web Parts, listas, bibliotecas e podem incluir grupos personalizados de acesso.

Quando criamos um conjunto de sites um site raiz (root) também é provisionado. Todo site criado deve pertencer a um conjunto de sites.

A imagem abaixo exemplifica como é a estrutura lógica de conjunto de sites, sites e subsites dentro do SharePoint. Esse entendimento facilita nossa navegação dentro da estrutura. Não somente isso, mas nos ajudará em casos onde necessitamos criar subsites e definir permissionamento com base em herança.


No SharePoint Online temos dois modelos básicos para criação de coleções de sites a partir da página inicial:

· Site de Equipe (Team Site)

· Site de Comunicação (Communication Site).

Acessando o link do SharePoint a partir do mosaico do Office 365, você poderá ter acesso a área de criação de coleções de sites.



O modelo mais utilizado é o Site de Equipe (Team Site) que tem foco na colaboração. Já o modelo de comunicação possui uma proposta voltada a divulgação de notícias e informações para um público amplo e, por isso, possui design e recursos mais voltados para isso.

Nessa página inicial do SharePoint também são exibidas todas as notícias postadas em diferentes sites aos quais o usuário corrente possui acesso. A partir dela também é possível criar um post (notícia) e relaciona-la a algum site. Na segunda seção da página você também terá a visão dos sites mais acessados e favoritos.

Para a criação de sites também é possível ver algo próximo ao conceito que vimos quando falamos de modelos de listas e bibliotecas em um dos tópicos anteriores. Isso porque dependendo do modelo escolhido serão provisionadas listas, bibliotecas, tipos de conteúdo, menus e funcionalidades aderentes ao nome do modelo.

Quando criamos um Site de Equipe no SharePoint Online, geramos um Conjunto ou Coleção de Sites (Site Collection), que terá inicialmente apenas um site, o top-level site, como demonstrado na figura acima, denominado também de site raiz (root). A partir dele poderemos criar subsites, conforme necessário.

Um Site de Equipe consiste de um site de equipe com uma estrutura totalmente pensada para a colaboração (estruturada gerada ao criar grupos Office 365)

Embora sejam exibidos somente 2 opções de modelos de sites a partir da página inicial do SharePoint, existem outros modelos que ficam disponíveis quando criamos subsites ou através do Centro de Administração do SharePoint para provisionamento de coleções de sites.

Criação de subsites:


Usando o Centro de Administração do SharePoint:





229 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Acesse a nossa área de treinamentos online e capacite-se sem sair de casa.

Treinamentos ao vivo com acompanhamento de nossos instrutores certificados. 

Acesse a página de treinamentos e conheça mais.

bottom of page